Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda e Cruzeiro
Localizada num fantástico e maravilhoso espaço verde circundado pelas ruas de Paulo da Gama e da Senhora da Ajuda, a Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda é um monumento protegido na categoria IM- Interesse Municipal, Decreto nº 45/93,DR, 1ªserie-B,nº280 de 30 Novembro 1993. Também este processo teve a estreita colaboração do NDMALO-GE em parceria com o grupo de zeladores da Capela, efetivo proponente.
Este processo teve um procedimento estranho, pois, em 1986, no mesmo decreto-lei que classificou a Igreja de São Martinho de Lordelo do Ouro, na categoria IIP, também nomeou a Capela Senhor e Senhora da Ajuda, igualmente, em Imóvel de Interesse Publico.
A capela que está envolta numa lenda relativa à sua construção terá agora, uma outra lenda relativa à sua classificação; foram precisos 7 anos para se aperceberem (o organismo estatal) do erro (indicação verbal) cometido, coincidente com a construção de um prédio, que, perante a primeira classificação, teria mais dificuldades e limitações na edificação.
Construída entre os fins do Séc. XVI inicio Séc. XVII, num local muito antigo que no tempo da nacionalidade era conhecido como granja de Stª Eulália, foi profundamente alterada nas obras de início do Século XX.
A Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda e a Capela de Stª Catarina têm uma forte veneração das gentes do mar; pescadores, marinheiros e calafates. Ambas as capelas podem ser vistas do rio e das suas margens, tendo sido erigidas em proteção destas artes.
Bibliografia: www.monumentos.gov.pt / www.jn.pt/1673092583/o-porto-do-germano-a-lenda-da-capela-do-senhor-e-da-senhora-da-ajuda
https://cciporto.com/2021/03/27/sabia-que-ha-uma-lenda-em-torno-da-capela-de-lordelo-do-ouro
